Câmara de Vereadores em São Borja terá duas mulheres nas bancadas

798

Uma em cada quatro cidades do país não terá nenhuma mulher na Câmara Municipal no ano que vem. Levantamento feito com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral mostra que 1.291 municípios elegeram apenas homens vereadores, o que representa pouco mais de 23% do total.

O estado com o maior número de cidades sem mulheres nas Câmaras é Minas Gerais, são apenas 278. Logo atrás aparece São Paulo, com 155.

Só 885 cidades têm mais de duas representantes. Entre as 5.568 cidades que elegeram vereadores no Brasil, apenas 23 contam com mais mulheres que homens no Legislativo.

Em São Borja o legislativo terá apenas duas vereadoras a partir de 2017: Sandra Marques do PP e Fátima da Rocha do PDT. O número se mantém o mesmo da atual legislatura que tem duas mulheres nas bancadas, Fátima da Rocha que obteve a reeleição e Ana Claudia Gattiboni que não se candidatou novamente em 2016.

Nas eleições municipais deste ano, no Brasil, as mulheres representam apenas 31% das candidaturas. Em São Borja, de 122 candidatos a vereadores apenas 38 eram mulheres.