Aumenta a preocupação em relação ao mosquito Aedes aegypti em São Borja

498

Levantamento por amostragem de domicílios, realizado entre 20 e 24 de março, mostrou números altos em São Borja em relação à incidência de larvas e de mosquitos Aedes aegypti. Nas áreas urbanas pesquisadas e regiões da periferia, o nível médio de infestação é de 5,2 e duas regiões são consideradas de alto risco.

A amostragem realizada pelos agentes de vigilância sanitária local, com apoio de técnicos da Coordenadoria Regional de Saúde, é o LIRa – Levantamento de índice Rápido, abrangendo 20% dos locais normalmente monitorados.

As áreas abrangidas pelo bairro do Passo e vila Umbu foram consideradas de médios risco, com incidência de 3,2. Já as áreas correspondentes ao centro da cidade ao centro da cidade e aos bairros Pirahy José Alvarez tiveram infestação de 6,1 considerada de risco.

Novos dados serão divulgados em novembro, quando da realização de outro levantamento semelhante, mas já de imediato serão intensificadas as ações para melhorar o controle do mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.