Atividades de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis são intensificadas em São Borja

82
Fonte: DECOM - Prefeitura de São Borja

A Secretaria Municipal de Saúde através do Serviço de Assistência Especializada(SAE) trabalha de forma intensiva na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis, HIV e as Hepatites B e C. Entre as atividades de conscientização estão palestras em escolas, empresas e entidades.

Para o próximo mês várias atividades estão sendo preparadas para o início da Campanha de Combate à Sífilis. A meta da campanha é detectar precocemente a doença durante os exames pré-natais e iniciar imediatamente o tratamento. Até o momento em São Borja 58 casos da doença já foram notificados, destes 16 são gestantes e um caso é de transmissão vertical, que ocorre durante o parto.

A detecção da Sífilis é feita por meio de teste rápido que dura entorno de 10 a 15 minutos e está disponível no SAE e em todas as ESF’s. O paciente que deseja realizar o teste deve comparecer a uma das unidades de saúde portando documento com foto e Cartão do SUS.

O dia “D” da Campanha acontece em 21 de outubro, na Praça XV de Novembro. A data é o dia mundial de combate a Sífilis.

O SAE e a Farmácia Especializada estão localizados na rua Presidente Vargas nº 238, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas, telefone: 3430-3748.

O que é a Sífilis?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão pode ser por meio de relação sexual sem proteção com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso do preservativo é a única forma de prevenir a doença.