Aplicativo de mobilidade urbana deverá ser criado em São Borja

44

A AGESB e o curso Bacharelado de Sistemas de Informação do IFFar estão discutindo a possibilidade da criação de um aplicativo de mobilidade urbana para transporte coletivo de São Borja.

A função do possível aplicativo é mostrar a localização e estimativa de tempo real de deslocamento do ônibus até a parada do usuário. O projeto está sendo baseado nas cidades do exterior e tem potencial de ser referência de tecnologia na região.

A primeira etapa do projeto será de mapeamento das paradas de ônibus da cidade, informação de linhas e nomenclaturas utilizadas. A segunda fase consiste na criação de um software específico para digitalizar as informações e disponibilizar na internet, e a terceira será a fase em que o aplicativo dialogará com todos os dados, assim, sendo esta a fase da implementação.

Em torno de um ano e meio a dois anos é a estimativa para colocar o projeto acessível para a população. A empresa Integração se colocou à disposição de auxiliar e conceder todas as informações para o andamento do projeto.

Já a AGESB vai auxiliar na parte burocrática, e em mediar a relação com o Poder Concedente e o Poder Legislativo.