Aeroporto de Santo Ângelo pode ter voos comerciais a partir de setembro

1064
Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini

Foi inaugurada no último domingo, 22, a nova pista do Aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo. A projeção é que a partir de setembro a cidade forneça voos comerciais para Porto Alegre.

Iniciada em 2013 e muito aguardada pelos municípios da região, a conclusão da obra de reforço do pavimento da pista foi definida como uma das prioridades da Secretaria dos Transportes. A pista do aeroporto contou com um investimento de seis milhões, com recursos provenientes do Estado e da União, por meio do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos.

Com 30 metros de largura e extensão de 1.615 metros, a nova pista do Aeroporto Sepé Tiaraju está apta a receber as aeronaves que compõem a frota das principais empresas brasileiras de aviação, em especial os aviões de maior porte. O reforço do atual pavimento teve por base a perspectiva de realização de 1.220 decolagens anuais, valor típico de aeroportos regionais brasileiros de características similares as do aeroporto de Santo Ângelo e que operam com aeronaves de grande porte.

Em São Borja continuam sendo acertados os detalhes da licitação para reforma do aeroporto João Manoel. De acordo o Secretário Municipal de Planejamento, Júlio Vieira, a cerca de trinta dias o governo federal solicitou alguma informações sobre as marcações de espaço do local. Após essa etapa, um consórcio que será responsável por encaminhar o projeto para liberações da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que deve autorizar a licença para a realização de obras no aeroporto.