Abertas licitações visando novas obras de pavimentação na cidade

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Fonte: DECOM/ Prefeitura de São Borja

Estão lançados três editais de licitação pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Projetos, visando à definição de empresas especializadas na área de engenharia para novas obras de pavimentação na cidade. Com recursos financiados pelo Badesul Desenvolvimento S/A, a previsão é que sejam investidos R$ 3,26 milhões no asfaltamento ou calçamento de ruas, na área central urbana e no bairro do Passo.

O contrato de recursos, no total de R$ 5 milhões, foi assinado em 29 de março, em São Borja, pelo governador Eduardo Leite, a presidente do banco, Jeanette Lontra, e pelo prefeito Eduardo Bonotto. O restante dos recursos será utilizado principalmente para a aquisição de
motoniveladoras, destinadas à recuperação de estradas.

O Edital TP.14.19 define que até 26 de junho, às 8h30min, serão recebidos os envelopes de documentação e proposta financeira, para definição, na modalidade menor preço, de empreiteira para realizar recapeamento asfáltico principalmente de ruas na área central da cidade. Se todas as exigências técnicas foram atendidas, às 9 horas do mesmo dia a Comissão de Licitações da Secretaria de Planejamento já avaliará as propostas apresentadas.

Deve ser aplicada camada de três centímetros de capeamento asfáltico nas seguintes vias urbanas:

* Rua Serafim Donelles Vargas, trecho entre as ruas Eddie Freire Nunes e Borges do Canto, totalizando uma área de 5.202,40m²;

* Rua Bento Martins, trecho entre as ruas Engenheiro Manoel Luis Fagundes e Arthur Oscar, totalizando uma área de 10.777,41m²;

* Rua dos Andradas, trecho entre as ruas Coronel Lago e Presidente Vargas, totalizando área de 1.511,09m²;
* Rua Ângelo Proença, trecho da Rua Almirante Tamandaré até a Rua Francisco Miranda, totalizando área de 1.132,32m²;

* Rua General Canabarro, trecho entre as ruas General Osório e Presidente Vargas, totalizando área de 489,09 m²;

* Rua General Osório, trecho entre as ruas João Manuel e General Canabarro, totalizando área de 2.463,44 m²;

* Rua Coronel Lago, trecho entre Rua Dos Andradas e a Rua João Manoel, totalizando uma área de 1.002,40 m ²;

* Rua Arthur Oscar, trecho da Rua Julio Tróis até a Rua Bento Martins, totalizando área de 1.370,64 m²;

e * Rua Almirante Tamandaré, trecho da Rua Alberto Benevenuto até a Rua Ângelo Proença Vicenti, com área de 1.207,92 m²;

Uma das finalidades estratégicas é desafogar o fluxo de veículos na área central da cidade e completar o asfaltamento do binário Centro-Passo. Além disso, será ampliada a pavimentação no entorno do Hospital Ivan Goulart. É de 180 dias o prazo para execução das obras reperfilamento de 2 cm, pois se trata de recapeamento em vias de pavimentação com pedras irregulares e deverá ser utilizado massa asfáltica com CBUQ, e por fim a espessura da capa asfáltica, estimada
de 3 cm, com larguras definidas em projeto.

Outra licitação

Já o processo licitatório TP.15.19 visa definir empresa especializada do ramo de engenharia para execução de pavimentação asfáltica, em vias de pavimento já existente, localizadas no bairro do Passo. Os envelopes com documentação exigida e proposta financeira devem ser entregues até as 8h30min do dia 27 de junho na Secretaria de Planejamento. Se todas as condições forem atendidas, a Comissão de Licitações avaliará as propostas a partir das 9 horas.

A pavimentação é programada para as vias seguintes:

Rua Almirante Tamandaré, trecho entre a Rua Henrique Dias e a Rua Alberto Benevenuto, com área de 970,98 m²; e Rua Tiradentes, trecho entre a Rua Ver. Alberto Benevenuto e a Rua Patrício Petit Jean, com área de 2.055,13 m².

Para a operação de asfaltamento, será necessário execução da preparação da pista e o reperfilamento. A camada de asfalto tem de ser de pelo menos três centímetros. Será de120 dias o prazo de realização das obras.

Calçamento

Já o Edital TP.16.19 visa à seleção de empresa para obras de calçamento com pedras irregulares em vias localizadas no bairro do Passo. Os envelopes com documentação e proposta financeira devem ser apresentados na Secretaria de Planejamento até as 8h30min de 28 de
junho. Se todas as exigências estiverem atendidas, a Comissão de Licitações avalia as propostas a partir das 9 horas.

O objetivo é a pavimentação dos seguintes trechos: Rua Tuiuti, entre as ruas Venâncio Aires e Dom Pedro I, totalizando uma área de 2.431,91 m²; e Avenida Tristão de Araújo Nóbrega, entre as ruas Saldanha Marinho e Itajaí, totalizando uma área de 3.834,70 m². O projeto de execução das obras será de, no máximo, de 180 dias.

Os três editais podem ser consultados, na íntegra, no site da Prefeitura Municipal (www.saoborja.rs.gov.br). Por telefone, pode ser utilizado o número (55) 3431-4130, ramais 216 e 276.